Marketing Digital: 7 motivos para começar a investir hoje

A transformação digital não é mais uma novidade. Muitas famílias já estão inseridas neste universo globalizado, seja em trabalhos, escolas ou em seus lares. De acordo com pesquisas divulgadas pelo TIC Domicílios 2019, só no Brasil, o número de usuários de internet alcançou a margem de 134 milhões. Em outras palavras, a cada quatro pessoas, três já estão conectadas em smartphones, computadores/notebooks ou tablets.

Com esse avanço, a procura por informações a respeito de mercadorias e comércios virtuais também tem crescido gradualmente. De acordo com o CETIC, 59% dos usuários utilizam este meio para procurar por produtos e serviços.

Achou esses dados interessantes? Continue a leitura e confira mais 7 bons motivos para que você comece o investimento em marketing digital no seu negócio hoje.

 

1. Seja notado

Como já dizia o velho ditado popular, “quem não é visto, não é lembrado”. Acredite, isso se aplica muito bem ao mundo do marketing digital.
As redes sociais e buscadores possibilitam que páginas de lojas, conteúdo, localizações ou até mesmo avaliações sejam encontradas com maior facilidade, refletindo em lembrança da marca e, por esse motivo, é fundamental visar o engajamento, que nos levará ao segundo motivo da nossa lista.

 

2. Conquiste o seu cliente

Quando realizamos um planejamento de marketing digital adequado, se torna mais fácil o processo de conquista do cliente ideal. Mais do que a venda de um produto, as empresas devem entregar valor aos seus clientes.

 

"Mas como assim?"

É importante entender que há diversos modos do cliente chegar até você, mas nem sempre será pelo interesse em comprar o produto final. O objetivo pode ser a busca de informação, tomar nota de atualizações, notícias etc. Por isso, um forte recurso para engajar o público-alvo é a criação de conteúdo, seja ele em vídeo, foto ou publicações em blog. Esse tipo de estratégia é forte aliado na conquista de leads - pessoas interessadas e que possivelmente comprarão o produto.

 

3. Bom resultado com pouco investimento

Temos a tendência de acreditar que o investimento em marketing deve ser alto, mas a verdade é que o custo x benefício é muito melhor em comparação as estratégias de marketing tradicional, já que você pode adaptar de acordo com o orçamento disponível. Algumas sequer precisam que você coloque a mão no bolso, como é o caso da criação da página no Facebook e aplicação das boas práticas de SEO.

Isso impacta no resultado? Não, pois a qualidade da campanha pode ser um fator muito mais decisivo em relação ao investimento. Além disso, pode ser ajustado de acordo com a necessidade da marca, seja na captação de leads, divulgação de novos produtos, promover a loja etc.

 

4. Atingindo o público certo

Uma grande vantagem do marketing digital está na possibilidade de direcionar para público ideal, afinal, não há muitos benefícios em promover o produto para quem não precisa dele, não é mesmo?

O primeiro passo é dedicar parte do seu tempo ao estudo do público-alvo, assim poderá pensar em campanhas mais assertivas e bem segmentadas, poupando maiores investimentos de tempo e dinheiro. 

 

5. Fácil acesso aos dados e resultados

Com o marketing tradicional, era necessário agir, aguardar semanas ou meses para que os resultados pudessem ser mensurados, com possibilidade de correção apenas na campanha seguinte. Hoje, a tecnologia permite o acesso a dados múltiplos, em qualquer lugar e com atualizações instantâneas.

Os dados podem ser analisados por meios alternativos, como o Google Ads, Facebook Business e insights espontâneos de canais como Youtube e Instagram.

 

6. Não deu certo? Dá tempo de corrigir
Você quer divulgar a loja física? Não é preciso gerar 10 mil panfletos e só depois de distribuir, perceber que não rendeu nada e que mais da metade dos materiais foram parar no lixo. O marketing digital possibilita que faça pequenos testes com pouca verba, corrigindo a campanha quando for necessário.

Como mencionado anteriormente, temos acesso aos resultados de forma instantânea, rastreando do começo ao fim da campanha, favorecendo medidas necessárias como a interrupção imediata da campanha ou a correção de parte das informações, como link, texto ou imagem utilizada no anúncio.

 

7. De olho na concorrência.

Uma coisa é certa: se você ainda não começou, seu principal concorrente pode estar um passo à frente nesse exato momento. A inserção no mercado digital é tendência e realidade. Em tempos de mudanças rápidas, quem não se adapta, pode ficar para trás.

Procure sempre inovar, incluir a sua empresa nesta jornada digital e repensar as estratégias utilizadas em seu negócio. E, o mais importante: não pare aí. Caso não tenha encontrado resultados significativos em uma primeira iniciativa, não desista, continue realizando a manutenção de seus conhecimentos e busque o suporte de especialistas. Essa pode ser a forma mais completa de gerar reconhecimento e sucesso para a sua marca.

 

E aí, já começou a planejar a sua estratégia de marketing? Deixe o seu comentário e compartilhe essas dicas com seus amigos.
 

 

Autora: Quezia Barbosa | Marketing

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