O que é PWA, Guia Definitivo

Você lembra de estar acessando um site pelo smartphone e receber um aviso sobre adicionar o site à sua homepage de aplicativos? Isso é um PWA! 

 

Os Progressive Web Apps transformam os navegadores em verdadeiras plataformas de apps. Esse novo modelo de desenvolvimento de software promete trazer ainda mais resultados para as ações de Marketing Digital em sites, blogs e e-commerces. Gigantes como a Microsoft, Twitter e Pinterest já são adeptos a esta tendência. 

 

 

COMO FUNCIONA

 

O principal atributo de um PWA é entregar a mesma experiência que temos em um app comum. 

 

Você pode acessá-los manualmente, inserindo o endereço do site na URL de qualquer navegador, mas o intuito é que ao acessá-lo através da tela inicial do seu smartphone, o aplicativo seja iniciado em uma tela inteira, pelo navegador ou pelo próprio sistema.

 

Os PWAs guardam bastante conteúdo em cache, o que permite que o aplicativo continue atualizado e que seus recursos permaneçam ativos, mesmo estando offline. O fato de solicitar a permissão do usuário para acesso ao hardware dos sistemas, os PWAs são naturalmente menos invasivos que outros aplicativos nativos.

 

VANTAGENS

 

Além da rápida resolução de problemas do seu cliente e a experiência do usuário, você também pode montar a jornada uma jornada, solicitando permissão para NOTIFICAÇÕES PUSH, sem que haja a necessidade de instalação do app. Algumas outras vantagens para quem pensa em desenvolver um PWA:

 

  • Poucas alterações no código do site;
  • Utilização de HTML/CSS/Javascript;
  • Acesso à API’s nativas como geolocalização, câmera, microfone, etc;
  • Aplicação muito leve (menos de 1MB geralmente);
  • Suporte à utilização offline;

 

RESUMO

 

Os PWAs são extremamente eficazes para melhorar a experiência do seu cliente e toda a jornada do usuário, além de aumentar os resultados. 

Se você se importa com seus clientes e deseja ter melhores resultados, deve considerar a implementação de um PWA o quanto antes!

 

Autora: Bárbara Arcelino | Marketing

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!