Timing é um fator crítico no universo do marketing, e não estamos falando apenas sobre o melhor momento para fazer uma publicação durante a semana. É saber o momento certo de agir e aproveitar momentos para promover produtos e serviços específicos, assim como falar sobre um tema ou resolver um problema antes que vire uma verdadeira bomba-relógio.
Timing para Venda de Produtos
O timing de lançamento de um novo produto, por exemplo, pode influenciar o sucesso ou fracasso da sua loja. Lançar um produto muito cedo ou tarde demais pode significar enfrentar desafios com a aceitação do mercado, pois os consumidores podem não estar prontos para o novo produto ou com atenção disputada em eventos paralelos.
Aproveite as temporadas para promover produtos e campanhas especiais. As datas e eventos sazonais, como dia das mães, dos pais, das crianças, volta às aulas, Black Friday, Cyber Monday, Natal, ou a chegada de uma nova estação, são excelentes oportunidades para a equipe comercial e de marketing trabalharem juntas para aumentar conversão.
E claro, considere que as demandas do mercado mudam rápido. Antecipe seu planejamento para não promover campanhas na hora errada. Acompanhe as tendências e esteja pronto para a próxima rodada.
Aproveitando o Hype no Marketing
O hype influencia tanto a venda de produtos quanto o engajamento de conteúdos.
Se você acompanha as redes sociais em 2024, provavelmente viu vários posts sobre o recente lançamento da Disney-Pixar, Divertida Mente 2.
O meme da chegada dos novos personagens foi replicado incansavelmente nas últimas semanas para falar sobre relacionamento, estilo de vida, produtos ou assuntos profissionais, aumentando o interesse e interação do público.
Vivemos este fenômeno em 2023, com ‘Barbieheimer’, lembra? O sucesso na internet foi tanto que impulsionou a bilheteria de ambos os filmes ganhadores do Oscar.
Ainda não é possível prever sempre o que capturará a atenção do público, quando isso acontecerá ou quanto tempo a nova onda vai durar. Mas é possível treinar a nossa percepção para trabalhar com temas quentes e com alto potencial de engajamento.
Bobeou, passou.
Na internet, conteúdos viralizam e saturam na mesma velocidade. Após uma ou duas semanas explorando o tema, chega um momento que ninguém aguenta qualquer menção a ele.
Faz parte da rotina do profissional de marketing treinar a percepção para reconhecer o potencial de um conteúdo e colocar a criatividade para trabalhar antes que perca uma grande oportunidade.
Timing em Momentos de Crise
Respeitar o timing em momentos de crise é como consertar um vazamento em uma represa. Os muros podem ser fortes e a rachadura pequena, mas ignorar o problema tem potencial para virar uma verdadeira catástrofe.
Uma crise não gerenciada pode começar como um problema pequeno — como um post mal formulado ou um defeito menor em um produto. Mas quanto maior a demora para tomar uma atitude, maior a insatisfação dos usuários e consumidores. Fingir que nada aconteceu pode manchar sua reputação para sempre.
Temos um problema sério, e não podemos adiar. [Estudo de Caso]
Recentemente, viralizou o caso da marca de cosméticos brasileira ‘Boca Rosa’, que realizou a pré-estreia da sua nova linha de produtos. O lançamento foi um sucesso, elogiado por muitos consumidores e profissionais da área. A empresa faturou R$ 5 milhões em apenas duas horas de live de divulgação e soube aproveitar a visibilidade obtida.
No entanto, o segundo capítulo da história trouxe muitas reviravoltas. Consumidores reclamaram por atrasos nas entregas, má qualidade das embalagens e até mesmo propaganda enganosa.
A empresa continuou sua rotina de publicações sem um parecer. O número de clientes insatisfeitos só aumentou, manchando a reputação da empresa. Um comunicado foi publicado após uma semana de reclamações, mas o estrago estava feito, gerando prejuízos para a empresa.
Como melhorar seu Timing no Marketing?
Os clientes valorizam as marcas que escutam, respondem e geram conteúdos sobre tópicos relevantes rapidamente. Existem muitas estratégias inteligentes para treinar seu timing no marketing, incluindo:
- Monitoramento de Tendências: Use ferramentas de monitoramento em tempo real e Inteligência Artificial para ficar por dentro das últimas tendências do setor e ajustar suas estratégias proativamente.
- Avaliação da Reputação: Implemente ferramentas de monitoramento de reputação online para responder prontamente a feedbacks, reforçando sua imagem e construindo confiança com os consumidores.
- Interação com Clientes: Estabeleça canais eficientes de comunicação, como chatbots e redes sociais, para responder rapidamente às consultas dos clientes, melhorando a satisfação e lealdade.
- Plano de Contingência: Desenvolva planos de ação para crises, permitindo uma resposta rápida a eventos inesperados e minimizando possíveis danos.
Conclusão
Como você viu até aqui, entender a importância do timing no marketing é requisito básico para manter sua marca relevante, competitiva e com boa reputação para a audiência. Lembre-se disso ao planejar sua próxima estratégia de conteúdos.
Se você acaba de chegar nesse meio e não sabe bem por onde começar, reserve um espaço na sua agenda para conversar com a Ellos Design. Será um prazer ouvir suas ideias e descobrir como podemos ajudar a sua marca a crescer.