As técnicas de marketing estão evoluindo junto com as necessidades dos novos consumidores. Esse leque de possibilidades se expandiu muito mais após a entrada dos consumidores na grande rede mundial de computadores, a queridinha “web”.
Se você está entrando de cabeça no universo do marketing digital, com certeza já ouviu o termo “Inbound Marketing”. Mas afinal, o que ele é? Continue a leitura para saber mais sobre o tema!
O que é o Inbound Marketing?
Antes de explicar sobre o inbound, é necessário entender o que é o Outbound Marketing.
O outbound você certamente já conhece bem. Trata-se do jeito tradicional de fazer o marketing, por meio de anúncios físicos e digitais, com maior investimento para obter maior relevância. Nessa estratégia, a empresa realiza sua promoção para que o conteúdo alcance o público.
Agora, existem novas formas de fazer o conteúdo chegar ao público. O Inbound Marketing também é conhecido como “marketing de atração” é uma das técnicas com definição mais recente nos pilares do marketing digital. O termo se popularizou no ano de 2009, após Brian Halligan e Dharmesh Shah lançarem o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.
Afinal, o que significa o “inbound marketing”? Sei que você está ansioso por essa informação, não é verdade? Trata-se de uma estratégia com foco na atração e conversão dos clientes.
Sim, eu sei, a definição por si é relativamente vaga, por isso vamos aprofundar melhor no assunto. Vamos lá?!
Características do Inbound Marketing
O papel do inbound marketing é reunir estratégias para criar e compartilhar conteúdo. Esse material será direcionado a um público com características específicas, a fim de criar uma afinidade e conquistar a aceitação dele.
Aceitação para qual propósito? Criar um relacionamento forte entre cliente e empresa, de forma que mantenha-se fiel ao conteúdo, produto ou a própria empresa, promovendo a marca sem grandes esforços. Por esse motivo, é chamado de marketing de atração.
Das principais características no Inbound Marketing, temos:
- Comunicação aberta (iniciativas e interações);
- Foco no relacionamento de confiança com cliente;
- Maior chance de engajamento;
- Produto/serviço encontrado por quem realmente possui interesse.
O foco do inbound marketing está na atração de leads qualificados e engajados com a sua marca em todos os canais, principalmente nas redes sociais.
Benefícios do Inbound Marketing
O Inbound Marketing se baseia em 4 princípios: atrair, converter, vender e encantar. No entanto, os benefícios vão muito além.
A seguir, confira 3 grandes benefícios do Inbound Marketing e que com certeza devem ajudar a sua empresa!
- Atraia o cliente certo
Embora seja redundante, obviamente, o que esperamos de um marketing de atração é que ele atraia, certo? Contudo, o inbound marketing pode fazer mais do que isso. Essa estratégia tem poder de chamar a atenção do público certo.
Com uma boa segmentação, uma campanha não só atrai 2x mais visitantes, como desperta o interesse daqueles que já simpatizam com a proposta oferecida por sua marca. Essa estratégia pode ser facilmente potencializada com ajuda de Landing Pages, campanhas bem estruturadas e interação em redes sociais.
- Você mais próximo do seu cliente
Como consequência da estratégia de inbound marketing, sua rede também é reeducada e se torna mais receptiva ao que você tem a dizer, sejam dicas, novidades ou apenas uma interação personalizada para gerar engajamento.
A partir da interação, você também pode começar a analisar e entender a real necessidade de seu consumidor, melhorando estratégias internas ou produtos. Ainda que sejam críticas, a melhor forma do seu E-commerce, por exemplo, saber que o seu novo fornecedor tem produtos de qualidade, é através da avaliação, do que seus clientes têm a dizer. Seja sábio e escute sempre! E, é claro, não esqueça de mensurar para saber a evolução da sua estratégia.
- Vendas mais ágeis!
Já realizar grandes vendas sem tanto esforço para convencer o cliente? Sim, o Inbound Marketing também acelera a jornada do seu consumidor.
Com um conteúdo personalizado e adequado à sua persona, o processo de conversão do lead em cliente também é otimizado pois ele está disposto a ouvir ou ver o que você tem a oferecer. Assim, você vende produtos, movimenta o estoque e tem retorno facilmente, sem necessidade de grandes custos com anúncios de marketing.
Como efeito dessa estratégia alinhada à qualidade dos produtos e serviços oferecidos, você pode chegar ao estágio mais importante para qualquer empresa: a fidelização de clientes que promovem a marca.
Também chamados de “promotores” da marca, esse grupo de novos consumidores são responsáveis por divulgar a experiência, atraindo o interesse de outros que gostaram mas ainda não compraram com você. Uma experiência de compra ou a resolução positiva de um problema pode ser o suficiente para influenciar a decisão de outras pessoas.
Fique atento: o Inbound Marketing funciona, mas lembre-se que essa estratégia visa gerar um interesse no público que procura pelo produto que você está oferecendo. Não existem segredos. Os clientes também devem encontrar valor em toda a experiência oferecida, desde a performance do site à qualidade do time do atendimento e time de vendas. Alinhe com a sua estratégia de Branding, identidade da marca e qualidade do conteúdo, mantendo uma visão e posicionamento sólidos e lembre-se que todos os setores devem buscar o mesmo propósito.
E então, está pronto para começar a sua própria jornada no Inbound Marketing? Deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo com amigos ou em suas redes sociais.
Autora: Quezia Barbosa