Driblando a crise: como sobreviver à crise do Covid-19

Em 2020, tivemos início à crise mundial causada pelo vírus Covid-19, que já é considerada como a maior pandemia do século XXI. Certamente, um dos momentos mais delicados das últimas décadas.

Além da saúde, muitas empresas foram impactadas negativamente. De acordo com levantamentos do IBGE, apresentados pelo jornal El País, cerca de 716.000 empresas encerraram as atividades até o mês de julho de 2020.

Como grandes empresas conseguiram resistir e amenizar os efeitos da crise? É o que vamos explicar a seguir.

 

Primeiro, respire fundo

Antes de tomar decisões incisivas e necessárias, é preciso respirar fundo e ficar calmo. Sabemos que é difícil ficar calmo em meio à crise, mas são raros os que conseguem tomar boas decisões de cabeça quente.

Em seguida, analise o seu orçamento. É importante ter uma noção das maiores despesas e verbas disponíveis. Procure entender o que é necessário e qual a sua prioridade para o momento, reduzindo gastos irrelevantes e que não afetarão os setores a curto ou longo prazo.

Reúna a sua equipe, analise os planos de ação, as estratégias de marketing e possíveis soluções a curto prazo e anote-as. Seja receptivo a todas as ideias e, em seguida, reflita sobre as possibilidades com calma para saber o que faz sentido ou não.

 

Hora da ação!

Agora que você já estudou as possíveis soluções, é hora de agir. Informe as equipes e treine-as, se necessário. Coloque em prática o seu plano de ação e fique atento aos resultados. Está dando certo? Devo rever a minha estratégia? Crie indicadores para mensurar o desempenho e modifique quando achar necessário.

 

Como se preparar para o inesperado?

Sabemos o quão difícil é estar preparado para um cenário imprevisível, um verdadeiro tiro no escuro. Por esse motivo, é muito importante que as empresas tenham o seu próprio Plano de Gerenciamento de Crise.

Em tempos de perda financeira, perda de reputação, capacidade de operar ou segurança pública, é necessário pôr em prática um Plano B para estabilizar a empresa. Esse planejamento é formalizado por meio de um documento que descreve os processos operacionais, com foco em manter a produtividade, orientar o pessoal, comunicação e financeiro. O primeiro passo que certamente te poupará do desespero.

 

Esteja pronto para se reinventar

Imagine uma empresa pequena, onde tudo o que diz respeito ao setor X está nas mãos de uma só pessoa. O que será do seu setor quando a pessoa sair? Ou, se você preparou a equipe para um trabalho exclusivamente presencial, como proceder em caso de uma quarentena? É importante que seus processos sejam flexíveis o suficiente para que você mantenha a produtividade em tempos de crise.

Com a crise de Covid-19, o modelo híbrido de trabalho se tornou o novo normal. Dividir o escritório e o nosso lar para trabalhar será uma atividade que muitos vão aderir mesmo quando acabar a pandemia. Assim, funcionários podem se adaptar facilmente ao home office sempre que for necessário.

 

Quais serão as Soft Skills do futuro?

As Soft Skills - ou competências, em tradução livre - são habilidades individuais e comportamentais que geram valor profissional, conquistadas pela experiência. Alinhadas ao conhecimento técnico, o profissional conquista maior destaque dentro do mercado.

Confira 4 Soft Skills que certamente serão tendência no mercado de trabalho pós-pandemia.

Inteligência Emocional

Em tempos de crise, saber lidar com o sentimento pessoal e coletivo pode ser crucial. Perceber a emoção, processar, compreender e ainda gerenciar os sentimentos em favor do bem comum não é uma tarefa fácil.

Se você ainda não possui essa soft skill, esse é o momento de começar a trabalhar para desenvolvê-la.

 

Adaptação Tecnológica

A transformação digital mudou a forma como fazemos os novos negócios e, com o distanciamento da pandemia, muitas empresas se lançaram de vez na tecnologia.

Os novos profissionais devem estar abertos ao teste de novas ferramentas, plataformas, aplicativos e, quem sabe, abandonar definitivamente a caneta e o papel dentro do escritório.

 

Gestão de Tempo

É importante mencionar também o gerenciamento de tempo que, frequentemente, está sendo disputado com uma extensa gama de atividades.

Em um mundo pós-pandemia, será fundamental ter um senso de urgência, organização e fazer o necessário para atender e não acumular demandas.

 

Flexibilidade

E é claro, como citei no início do artigo, a flexibilidade também será essencial. Estar disposto a ouvir novas ideias, se reinventar, fazer o trabalho de um jeito novo para melhorar a produtividade será uma competência almejada no mercado.

 

Não há uma fórmula mágica para evitar situações imprevisíveis, mas você pode reduzir os efeitos ao se preparar para esse momento. Você está pronto para o mercado pós-pandemia? 

 

Autora: Quezia Barbosa

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