Mais de 10 anos de experiência com clientes em todo o Brasil!

Veja porque pensar em Experiência do Usuário vai beneficiar seu Ecommerce

17/01/2022
Veja porque pensar em Experiência do Usuário vai beneficiar seu Ecommerce

O termo Experiência do Usuário está em alta nos últimos anos, principalmente quando falamos em comércios eletrônicos.

Nós encontramos de tudo na internet e com uma facilidade tão grande que seria quase impossível imaginar esse cenário há alguns anos. Seja lá qual for o produto que você esteja procurando, desde cadernos, celulares e roupas, até produtos raros, veículos e imóveis, você certamente encontrará um site para te ajudar.

E o fator “geolocalização” também já é coisa do passado. Enquanto você compra com uma empresa no centro da sua cidade, pode fazer negócios com uma loja desconhecida em outro continente.

Com tantas alternativas, o cliente pode migrar entre um site e outro com muita agilidade. Na verdade, estudos do Searchmetrics estimam que o tempo médio de permanência em sites localizados na primeira página do Google é de 3 minutos e 10 segundos, isso se o conteúdo for realmente atrativo.

Essa variedade de ofertas foi deixando o cliente mais seletivo, forçando empresas a buscarem novas formas de atrair e reter a atenção do cliente dentro do site. A resposta para esse novo desafio está no UX - User Experience.

 

Conheça a Experiência do Usuário

A Experiência do Usuário abrange todas as interações de uma pessoa com determinada marca ou produto. Ela pode estar relacionada à experiência com a interface, jornada de compra do consumidor e até a própria experiência de compra.

Quando mergulhamos melhor no assunto, vemos que o termo foi usado pela primeira vez nos anos 90 por Donald Norman, psicólogo cognitivo e especialista em usabilidade. Na época ele foi contratado pela Apple e o objetivo você já deve imaginar - melhorar a experiência do consumidor com os produtos da empresa de tecnologia.

As teorias de Norman foram aperfeiçoadas com o tempo, até que chegamos aos 3 níveis do UX:

 

Interação única: é quando o usuário entra no seu site para realizar uma tarefa bem específica, interagindo somente com a máquina - também conhecida como Interface do Usuário (UI).

 

Jornada: um pouco mais ampla, abrange o conjunto de interações do usuário com o site ou aplicativo até que a compra seja finalizada.

 

Relacionamento: esse nível é o mais complexo e envolve qualquer interação e ponto de contato entre cliente e a marca, passando por todos os estágios do funil.

 

Princípios da Experiência do Usuário no E-commerce

Os três níveis são importantes em qualquer modelo de negócios, dominá-los faz parte do cenário ideal, mas dentro do e-commerce, é comum que os dois primeiros níveis - interação única e jornada de compra - se destaquem mais.

Ao criar uma loja virtual, precisamos considerar 3 fatores básicos e fundamentais:

 

  • Funcionalidade: seu site deve ser funcional e cada sessão deve cumprir os objetivos básicos, o propósito para o qual foram criadas.
  • Usabilidade: o site também deve ser intuitivo, fácil de entender e de usar.
  • Prazer: os elementos de design, como botões, fontes, processos, etc. devem contribuir com o prazer do usuário ao acessar a página.

 

Cada um desses princípios devem estar presentes e bem trabalhados do início ao fim da jornada do consumidor, em cada ponto de contato com a sua marca.

 

Mas qual a vantagem de pensar em UX para E-commerce?

Essa é uma ótima pergunta! Se você já entendeu o que é a Experiência do Usuário mas não sabe como ele interfere na sua loja virtual, vai se empolgar depois de conhecer as vantagens de oferecer uma boa experiência aos seus clientes.

 

Chame a Atenção do Usuário

Em primeiro lugar, pensar em experiência é importante para despertar o interesse do consumidor. Como já mencionamos, a atenção do seu cliente é disputada, ele pode sair do seu site após olhar a página por poucos segundos por muitas razões, por isso é importante pensar em um layout que o satisfaça da melhor forma possível.

 

Melhore a Estratégia de SEO

Trabalhar com um e-commerce focado em experiência de usuário também melhora o posicionamento em mecanismos de busca e o alcance com tráfego orgânico. Isso porque o site é criado pensando em velocidade, em busca por imagens, busca geolocalizada e outras informações importantes para a estratégia de SEO.

 

Recomendações Personalizadas

Com apoio de Inteligência Artificial, é possível acompanhar o comportamento do usuário dentro da página e descobrir o que ele busca, criando recomendações personalizadas com base nas preferências, indicando produtos específicos e aumentando as chances de experiência positiva com sua loja.

Essa é uma estratégia muito útil para clientes que ainda não sabem o que querem, uma ótima solução para melhorar a experiência deste usuário.

 

Muito mais vendas

E o resultado de todo esse esforço na experiência do seu cliente é o aumento da taxa de conversão, o maior objetivo de quem tem um negócio online.

Um site intuitivo, bem estruturado e moderno interfere positivamente na experiência, influencia a jornada de compra, aumenta o desejo e reflete na compra do produto final.

 

Crie seu site pensando no seu cliente

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios de ter um site pensado para atender as necessidades e satisfazer a experiência do seu cliente.

E não para por aí, tem muito mais vantagens em ter uma loja virtual moderna, intuitiva e funcional, e nós podemos te apresentar a esse novo universo.

Leve sua empresa para o mercado digital ou comece um novo negócio criando sua loja virtual na Ellos Design. Nós temos as melhores soluções em criação de sites, com layout adaptável para todos os dispositivos, incluindo tablets e smartphones.

Que ter uma ideia de como o seu site pode ficar? Temos mais de 1000 sites criados para lojas de todo o Brasil, você pode conferir o nosso portfólio

Se você já sabe exatamente o que quer, não perca tempo, é só clicar aqui para conversar com nossa equipe e solicitar um orçamento para o seu projeto.

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..