Cliente Fit: quem é e por que o seu negócio precisa dele?

Uma das grandes sacadas do marketing para aproveitar melhor os recursos disponíveis com o público certo foi entender o perfil do próprio consumidor. Há tempos que o mercado entende que não há nada mais traumatizante do que investir em quem não tem o menor interesse pelo seu produto ou o valor que ele agrega.

Hoje, as empresas têm se dedicado mais ao cliente fit - aquele cliente que não gosta apenas do produto, mas que vai ficar satisfeito em comprar com você.

Continue com a gente que vamos compartilhar tudo o que você precisa entender sobre o cliente fit e porque a sua empresa precisa tanto dele(a).

 

O que é um Cliente Fit?

O cliente fit pode ser tanto uma empresa quanto pessoa física, tudo dependerá do produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

O sentido literal da palavra “fit” (do inglês, encaixar) representa muito bem o perfil desse cliente. No geral, eles possuem uma necessidade que você pode atender perfeitamente no momento e ainda ter uma relação de troca de valores que pode ajudar sua marca - um encaixe perfeito!

Além disso, ainda existem mais duas categorias para o cliente fit:

  1. Cliente good fit: aquele que precisou, utilizou e aprovou. Ele costuma dar muitos feedbacks sobre os produtos, indicar para amigos, parentes ou colegas de trabalho.
  2. Cliente bad fit: é aquele cliente que precisou e comprou o produto/serviço, mas não teve uma experiência positiva ou não entendeu o valor real da aquisição, resultando em críticas à marca.

Entender o cliente fit ajudará a fazer negócios melhores e mais duradouros, uma estratégia essencial para consolidar a sua marca.

 

Cliente Fit é o mesmo que persona ou ICP?

Apesar de persona, ICP e cliente fit terem conceitos semelhantes, relacionados ao perfil ideal de cliente, eles possuem pequenas diferenças.

 

Persona

Da lista, a persona deve ser o termo mais conhecido dentre os três. Aqui, temos um personagem que possui todas as características dos clientes da sua empresa, com descrição detalhada sobre seus dados, personalidade, hobbies, desafios, etc.

A persona é criada a partir de uma pesquisa de mercado e representa o seu cliente real. É muito utilizada para guiar estratégias de marketing, como a criação de conteúdo e material publicitário.

 

ICP

Assim como quase todos os termos utilizados dentro do marketing, a sigla ICP também tem origem do inglês e significa Ideal Customer Profile, ou Perfil de Cliente Ideal. Assim como a persona, também temos a descrição do cliente, mas de forma mais objetiva. Muito utilizado para fins comerciais com visão mais genérica das informações básicas, como a localização, segmento e participação no mercado.

Dentro do funil de vendas, encontramos o ICP no topo. Geralmente ele procura pela empresa para atender uma necessidade, mas tem alguma incompatibilidade no fit, o que torna mais difícil de dar continuidade e garantir a retenção.

 

Cliente Fit

O cliente fit também carrega o perfil que queremos atrair estrategicamente, mas focamos mais em suas necessidades imediatas. Por esse motivo, esse perfil ajuda a direcionar melhor a equipe comercial, responsável por abordar o consumidor e vender.

 

Quais as vantagens do Cliente Fit?

Agora que você já sabe o que é um cliente fit, que tal entender mais sobre os benefícios que ele pode oferecer dentro dos negócios? Vamos lá!

A primeira grande vantagem de entender o perfil do seu cliente fit está no processo de negociação, e não é uma razão difícil de entender. Assim como definir a sua persona ajudará na criação de conteúdo, ter o perfil de cliente fit definirá a abordagem que mais faz sentido para as relações comerciais.

A segunda vantagem é que manter um perfil de cliente fit também ajuda a aumentar a satisfação e retenção de clientes que realmente gostam e precisam do seu produto. São justamente esses clientes que ajudarão a gerar insights para a sua empresa por meio de feedbacks e propagarão o que você tem a oferecer.

E, é claro que tudo isso ajudará você, vendedor, a fazer vendas melhores e com maior agilidade, concentrando esforços em outros departamentos da empresa.

 

E o cliente bad fit?

Em um universo perfeito, venderíamos para todos os públicos, o máximo que pudéssemos, ou apenas para clientes good fit, pois são eles que trazem retorno positivo para a empresa e tem maior potencial para uma relação a longo prazo. No entanto, o fato é que clientes bad fit também existem.

O cliente bad fit pode até gerar uma venda para a sua organização, mas as chances de criar um desgaste para vendedores e atendentes é maior e, dependendo do caso, nem vale a pena. Sabemos que é difícil, mas recuse  gentilmente um cliente se isso significar menos dor de cabeça no futuro, pois esse cliente não aproveitará o verdadeiro potencial do seu produto e não se identificará com a sua empresa.

 

Quer conquistar clientes good fit? Invista em uma estratégia de atração, como Inbound Marketing. Você pode clicar aqui para entender mais sobre os benefícios dessa estratégia e como ela pode aumentar os bons negócios.

 

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