10 práticas de Marketing Digital que você nem imagina como ajudam nas vendas

Sempre que falamos em Marketing Digital, existe uma grande tendência a pensar apenas em redes sociais e criação de conteúdo. Apesar de não ser apenas sobre isso, nunca se ouviu falar tanto sobre as redes sociais como na última década, e não é errado afirmar que estamos vivendo o seu auge. Elas se atualizam constantemente, engajando o público e apresentando inovações que se tornam as grandes tendências do mercado, e isso é fantástico.

Mas como eu já adiantei, Marketing Digital não é apenas isso. É um conjunto de práticas, ferramentas, tecnologias, conceitos e métodos focados em gerar conversão de acordo com o objetivo estratégico. Geralmente, o objetivo é aumentar as vendas, mas também pode ser aumentar reconhecimento de marca, conseguir mais engajamento, aumentar a base de seguidores, etc.

Com o hype dos Criadores de Conteúdo e a explosão de Lojas Virtuais que tivemos entre 2019 e 2021, período em que o Tik Tok ganhou influência e tivemos mais pessoas conectadas na internet por conta da pandemia, muita gente mergulhou de cabeça nesse mar de novas possibilidades do Marketing Digital.

Só que muitos ainda estão aprendendo sobre esse novo território, e achamos que vale a pena compartilhar algumas práticas que podem te ajudar a vender mais, sejam produtos ou ideias, e crescer com a gente nesse mercado. Topa? Ótimo, é só continuar a leitura.

 

10 práticas de Marketing Digital para melhorar conversão

 

1 - Copywriting e CTA

Dentro dos esforços de marketing, usamos todos os recursos possíveis para poder despertar a atenção, interesse e fazer o usuário tomar uma ação. A forma como conduzimos a conversa exige as boas práticas de copywriting - a escrita persuasiva.

Copywriting está presente em praticamente tudo no marketing. Os textos podem ser planejados para slogans, legendas, anúncios, descrições de produtos, email marketing, landing page, ebooks e muitos outros materiais.

Uma boa copy envolve coerência, boa gramática, deve dar credibilidade, apresentar somente o necessário de acordo com o objetivo. O ideal é utilizar também os gatilhos mentais para aumentar a persuasão, e incluir a Chamada para Ação (CTA) para direcionar o próximo passo do leitor, que pode ser curtir, compartilhar, baixar um arquivo, se inscrever em um evento, comprar, etc.

 

2 - Ter uma Persona

Mais do que tentar vender um produto ou ideia, é importante saber quem você pretende impactar com a sua mensagem.

Cada público possui suas próprias características, gostos, preferências, formas de se comunicar e de se comportar. Compreender esse ponto será a virada de chave que a sua marca precisa.

É por isso que no marketing é comum falar sobre criação de persona - uma figura fictícia que representa o seu público real, baseada em dados reais sobre seus clientes. Atribuímos à persona muitas informações que uma pessoa física tem: nome, idade, características físicas, profissão, hobby, desejos, desafios, entre outros dados que podem traçar o perfil do seu consumidor ideal.

O cliente é a base do seu negócio. Tudo - conteúdo, anúncios, artigos, site, etc - é feito para chamar a atenção, induzir à compra e continuar consumindo seus produtos/conteúdo. Entender a persona vai ser meio caminho andado na sua estratégia.

 

3 - Usar o Funil de Vendas

O funil de vendas é uma estratégia muito útil, onde distribuímos o tipo de conteúdo de acordo e avaliamos o esforço de marketing necessário de acordo com o estágio da jornada do consumidor.

No topo do funil temos os conteúdos introdutórios e mais leves, como artigos em blogs, posts no Instagram, dicas e curiosidades. O meio do funil tem mais materiais que podem conectar a necessidade/desejo e a venda do produto, e é comum usar mais Landing Pages para conteúdos exclusivos. E no fundo do funil, temos conteúdos mais incisivos, focados em vender o produto.

Veja mais sobre a importância de ter um Funil de Vendas neste artigo.

 

4 - Tráfego Pago

Não dá pra contar apenas com o tráfego orgânico para alcançar uma boa audiência. É preciso muito mais tempo e esforço para conseguir bons resultados, com um alcance limitado de usuários.

Com o tráfego pago (anúncios no Facebook Ads, Google Ads, promoção no Instagram, entre outros) você aumenta o alcance baseado em características específicas de público, interesses e localização, segmentando a base de usuários e aumentando a chance de encontrar pessoas interessadas em comprar o produto.

 

5 - Conteúdo Colaborativo

Existem muitas formas de aumentar a sua base de seguidores, diversificar a sua audiência e conquistar um novo público para consumir o seu conteúdo ou produto, e uma delas é a criação de conteúdo colaborativo.

Um colab pode ser feito de muitas formas: promovendo uma Live com convidados especiais, postando artigos ou posts mencionando marcas, criando as famosas “publis” ou até usando a própria ferramenta do Instagram que permite compartilhar o mesmo post em duas contas simultaneamente. Só se certifique de que o conteúdo será relevante para ambas as bases de seguidores.

 

6 - Otimizar Site e Perfil

Não é raro ver clientes deixando de comprar por conta da falta de informações importantes no perfil, como o seguimento da empresa, sua atividade primária, seus contatos e canais de comunicação. É por isso que otimizar as informações do site e perfis das redes sociais pode influenciar muito a compra de um produto ou serviço.

Personalize a descrição da bio, deixando curta e objetiva. Inclua o link, que pode ser do seu site, WhatsApp ou uma versão personalizada com todos os canais da empresa (existem muitas versões gratuitas no mercado). Os destaques devem conter as informações básicas da empresa, como depoimentos, mostruário de produtos, FAQ, etc.

Veja as 6 melhores táticas para aumentar visitas do seu site.

 

7 - Interagir com os Usuários

Um erro básico que pode atrapalhar seus resultados é o de não interagir com os consumidores. Grande parte das mensagens são dúvidas básicas, testando a confiabilidade das empresas e saber mais sobre os produtos, logo, quem ignora pode estar perdendo boas oportunidades de vender.

Por mais simples que seja o recado, interaja com o consumidor de forma humanizada, mantendo uma conexão com seus seguidores.

 

8 - Observar a Concorrência (Benchmark)

Ao abrir uma empresa, a tendência é criar uma certa “paranóia” com a concorrência, achando que a relação precisa ser apenas de rivalidade.

Na verdade, ao observar a concorrência, você pode aprender muito com ela, melhorando seus objetivos estratégicos e avaliando erros e acertos que podem acabar funcionando com a sua marca também, melhorando as vendas. Essa prática é conhecida como Benchmark e só tem vantagens para a sua empresa.

 

9 - Atenção às métricas e KPI

Você não tem que aguardar meses de campanha para ver os resultados. Hoje temos acesso a eles em tempo real, seja com os insights das redes sociais, Audience Insights (Grupo Meta) ou Google Analytics.

Acompanhar as métricas e os Indicadores Chave de Desempenho (KPI) nos orienta na estratégia, nos permite entender o quão eficiente está sendo as nossas iniciativas de marketing. Sabendo quais expectativas devem ser atendidas, é mais fácil investigar o que precisa ser feito e aplicar as soluções adequadas.

 

10 - Flexibilize a sua Estratégia

Por mais que você desenvolva uma estratégia surpreendente para a sua marca, não significa que ela será efetiva para sempre. Só considerando os últimos 5 anos (antes, durante e “depois” da pandemia), vimos muita coisa mudar e algumas estratégias perderam relevância.

Até 2019, usar influenciadores de nome para representar as marcas era a principal tendência do mercado. Hoje, o foco está na criação de conteúdo rápido e seguir as trends, e todos podem disputar o mesmo espaço, seja para fins profissionais ou por entretenimento.

Não tenha medo de testar, explorar ideias e flexibilizar a sua estratégia em cima das novas tendências de mercado, mantendo o público engajado e interessado na sua marca.

 

Conclusão

Como você viu, há mais conceitos e estratégias no Marketing Digital do que um iniciante pode imaginar, e cada boa prática pode influenciar diretamente nas suas vendas.

Nossa meta é te ajudar a ampliar a gama de possibilidades e perceber que ainda há muito para explorar nesse mercado tão vasto e novo.

Aqui você pode descobrir mais sobre como a Ellos Design pode ajudar no crescimento da sua empresa, mas não esqueça que ainda tem muito mais dicas práticas, relevantes e muito úteis para você no nosso Instagram.

Aproveite bem as dicas e até a próxima!

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